SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número121Representações sociais, ideologia e desenvolvimento da consciênciaCota racial e estado: abolição do racismo ou direitos de raça? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

VALLE, Ione Ribeiro; MIZUKI, Gláucia Elisa de Paula  y  CASTRO, Inaiara Maria Ferreira de. Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense. Cad. Pesqui. [online]. 2004, vol.34, n.121, pp.187-212. ISSN 0100-1574.

Este estudo analisa a dinâmica sobre a qual repousa a municipalização do ensino, após os anos 1980. Procuramos, inicialmente, retraçar as grandes linhas das políticas de educação que preconizam a democratização, tendo por referência a situação dos municípios do Estado de Santa Catarina na ampliação das oportunidades educacionais. Construímos, em seguida, um esquema de interpretação sociológica, colocando em evidência algumas lógicas subjacentes a essas políticas educacionais, a saber: uma lógica segregativa, relacionada aos processos pedagógicos de caráter excludente; uma lógica integradora, que faz referência ao princípio meritocrático procurando explicar as posições dos indivíduos nos diversos grupos sociais; uma lógica descentralizadora, que tem por objetivo reorientar o poder decisório predominante no interior dos sistemas de ensino; uma lógica municipalista, associada à democratização e à repartição das responsabilidades em termos de escolarização fundamental.

Palabras clave : Democratização da Educação; Educação; Ensino Fundamental; Santa Catarina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )