SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número122Inclusion and exclusion in Argentina's modern school: a poststructuralist viewProfessoras dialogam com o texto literário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

MORAES, Maria Célia Marcondes de. O renovado conservadorismo da agenda pós-moderna. Cad. Pesqui. [online]. 2004, vol.34, n.122, pp.337-357. ISSN 0100-1574.

O artigo tem como objetivo discutir aspectos da agenda pós-moderna e a permanência de sua vitalidade nos dias de hoje. Seu ponto de partida são as idéias desenvolvidas pela autora em artigos anteriores, nos quais privilegia a crítica às principais propostas das tendências “pós”: o relativismo epistemológico, a suspeita em relação ao conhecimento objetivo e ao caráter estruturado das coisas e do mundo. Na primeira parte, retomam-se os textos de 1996 e 1998, que apresentam, ainda que rapidamente, as origens da “agenda pós” e indicam alguns de seus desdobramentos, notadamente a virada lingüística e a supressão das fronteiras entre História e Literatura; na segunda, recuperam-se as idéias expostas nos textos de 1998 e 2003, com vistas a mostrar algumas características do pensamento neopragmático de Richard Rorty. Finalmente, assinalam-se as principais repercussões desta ampla agenda na pesquisa e em práticas educacionais.

Palabras clave : Pós-Moderno; Rorty, Richard; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )