SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número122O renovado conservadorismo da agenda pós-modernaMulheres e homens em sindicato docente: um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

DIETZSCH, Mary Julia Martins. Professoras dialogam com o texto literário. Cad. Pesqui. [online]. 2004, vol.34, n.122, pp.359-389. ISSN 0100-1574.

O objetivo deste artigo é discutir as concepções de linguagem e as maneiras pelas quais professores organizam sua sala de aula para o trabalho com a leitura e a escrita. Foram realizados, entre 1997 e 1998, seminários em que professoras de escolas públicas da cidade de São Paulo tiveram oportunidade de falar de sua prática pedagógica, partilhando, no grupo, suas dúvidas, acertos e propostas de trabalho. A leitura de textos literários e teóricos foi enriquecida com anotações feitas no caderno de escrita, com imagens do cinema e música. Com humor, tentou-se desconstruir palavras e rótulos que dissimulam preconceitos e limitam as interações em sala de aula. Estabeleceu-se correspondência com os alunos dos professores, tornando mais efetivos os projetos didáticos conduzidos pelos docentes em suas classes. As cartas, desenhos e postais trocados com as crianças estimularam a atividade intelectual e reavivaram o trabalho pedagógico.

Palabras clave : Professoras; Leitura; Escrita; Sala de Aula.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )