SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número122Mulheres e homens em sindicato docente: um estudo de casoEstética da sensibilidade como princípio curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

FERRETTI, Celso J.; ZIBAS, Dagmar M. L.  y  TARTUCE, Gisela Lobo B. P.. Protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio. Cad. Pesqui. [online]. 2004, vol.34, n.122, pp.411-423. ISSN 0100-1574.

O "protagonismo juvenil" tem tido ampla repercussão na área educacional, principalmente a partir da implementação da reforma curricular do ensino médio, cujas diretrizes adotam esse conceito como um dos pilares das inovações sugeridas. No entanto, o tema é sujeito a diferentes interpretações. Com a preocupação de maior precisão conceitual, este artigo recorre às definições de diversos autores como contraponto para a análise do protagonismo tal como proposto pelo documento oficial da reforma.

Palabras clave : Juventude; Adolescentes; Ensino Médio; Reforma do Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )