SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número122Mulheres e homens em sindicato docente: um estudo de casoEstética da sensibilidade como princípio curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

FERRETTI, Celso J.; ZIBAS, Dagmar M. L.  e  TARTUCE, Gisela Lobo B. P.. Protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio. Cad. Pesqui. [online]. 2004, vol.34, n.122, pp.411-423. ISSN 0100-1574.

O "protagonismo juvenil" tem tido ampla repercussão na área educacional, principalmente a partir da implementação da reforma curricular do ensino médio, cujas diretrizes adotam esse conceito como um dos pilares das inovações sugeridas. No entanto, o tema é sujeito a diferentes interpretações. Com a preocupação de maior precisão conceitual, este artigo recorre às definições de diversos autores como contraponto para a análise do protagonismo tal como proposto pelo documento oficial da reforma.

Palavras-chave : Juventude; Adolescentes; Ensino Médio; Reforma do Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )