SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número122Protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médioO Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

TROJAN, Rose Meri. Estética da sensibilidade como princípio curricular. Cad. Pesqui. [online]. 2004, vol.34, n.122, pp.425-443. ISSN 0100-1574.

O fato de que a estética constitua um dos princípios norteadores da organização curricular no Brasil impõe-nos uma reflexão sobre a concepção que a fundamenta e justifica. Para isso, situamos o princípio estético nos documentos normativos que definem e explicitam as atuais diretrizes curriculares nacionais para a educação básica. Indicamos os fundamentos que definem a concepção de estética adotada e suas relações com a ética e a política, que compõem a trilogia que deve orientar as práticas educacionais, a fim de evidenciar as intenções que se abrigam em torno da estética da sensibilidade, revelando sua funcionalidade no atual estágio de desenvolvimento do modo de produção capitalista.

Palabras clave : Educação Estética; Diretrizes Curriculares; Filosofia da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )