SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número122Estética da sensibilidade como princípio curricularProjeto político e sistematização do ensino público brasileiro no século XIX. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BUENO, Maria Sylvia Simões. O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina. Cad. Pesqui. [online]. 2004, vol.34, n.122, pp.445-466. ISSN 0100-1574.

Este artigo empreende a análise do discurso dos capítulos cinco e sete do documento do Banco Mundial: Para além do consenso de Washington: a importância das instituições, identificando e questionando a proposição de modelos teóricos para as reformas da administração pública e educacional na América Latina, com fundamento em autores preocupados em examinar o conceito de modelo teórico. A intenção é discutir as categorias envolvidas, suas ambigüidades e seu caráter inovador/conservador e definir se as propostas contidas no texto referido são nacional e regionalmente adequadas, se detêm o poder de transformar a realidade ou constituem apenas algo mais sobre a mesma coisa ou, pior, traduzem o resgate/elogio de modelos “remodelados”, inspirados na teoria empresarial, que alimentam a crítica dos acadêmicos regionais há décadas.

Palabras clave : Banco Mundial; Reforma do Ensino; América Latina; Modernização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )