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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

BUENO, Maria Sylvia Simões. O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina. Cad. Pesqui. [online]. 2004, vol.34, n.122, pp.445-466. ISSN 0100-1574.

Este artigo empreende a análise do discurso dos capítulos cinco e sete do documento do Banco Mundial: Para além do consenso de Washington: a importância das instituições, identificando e questionando a proposição de modelos teóricos para as reformas da administração pública e educacional na América Latina, com fundamento em autores preocupados em examinar o conceito de modelo teórico. A intenção é discutir as categorias envolvidas, suas ambigüidades e seu caráter inovador/conservador e definir se as propostas contidas no texto referido são nacional e regionalmente adequadas, se detêm o poder de transformar a realidade ou constituem apenas algo mais sobre a mesma coisa ou, pior, traduzem o resgate/elogio de modelos “remodelados”, inspirados na teoria empresarial, que alimentam a crítica dos acadêmicos regionais há décadas.

Palavras-chave : Banco Mundial; Reforma do Ensino; América Latina; Modernização.

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