SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número122Projeto político e sistematização do ensino público brasileiro no século XIX. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

KRAMER, Sonia. Professoras de educação infantil e mudança: reflexões a partir de Bakhtin. Cad. Pesqui. [online]. 2004, vol.34, n.122, pp.497-515. ISSN 0100-1574.

Este texto escrito a partir de entrevistas coletivas realizadas na pesquisa Formação de profissionais da educação infantil no Estado do Rio de Janeiro: concepções, políticas e modos de implementação - tem seu foco no tema e referencial teórico-metodológico da mudança. Esse referencial baseia-se na concepção de linguagem de Bakhtin, preciosa para a compreensão da originalidade com que o tema da mudança foi abordado pelos participantes: a metáfora de sacudir. Conceitos de ambivalência dialética e dialogismo revelaram-se ferramentas teóricas fundamentais para a pesquisa. A idéia de que é preciso mudar, acompanhada pelo desejo de mudar, emergiu em quase todas as entrevistas. Mas foi em entrevista feita com nove professoras que a mudança foi mencionada como se constituísse a ação educativa: uma das professoras entrevistadas relatou que não concordava com a prática vivida e resolveu "dar um sacode no pedagógico".

Palavras-chave : Educação Infantil; Formação Profissional; Bakhtin; Professoras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )