SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número123Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduaçãoConceitos de Vigotski no Brasil: produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SILVA, Vivian Batista da  y  CORREIA, António Carlos da Luz. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil). Cad. Pesqui. [online]. 2004, vol.34, n.123, pp.613-632. ISSN 0100-1574.

Este trabalho procura sistematizar e aprofundar a problematização acerca do lugar ocupado pelos manuais de Pedagogia, Didática, Metodologia e Prática de Ensino utilizados em cursos de formação de professores, na produção e circulação intra e internacional do discurso pedagógico e profissional docente. A reflexão dá continuidade a estudos anteriores já realizados pelos autores numa perspectiva socioistórica comparada, no âmbito de um projeto maior sob o título: Estudos comparados sobre a escola: Brasil e Portugal (séculos XIX e XX), financiado na parte brasileira pelo Acordo Capes-ICCTI. Tal colaboração insere-se também no âmbito do Prestige, programa financiado pela União Européia. O artigo tece considerações sobre levantamento razoavelmente extenso da literatura produzida sobre manuais escolares e para professores, analisando a predominância de certos tópicos e de diretrizes específicas de pesquisas na área. Esses elementos ajudam a entender como as produções sobre o objeto de estudo foram geradas e postas em circulação, colaborando para a construção da história da história dos manuais pedagógicos e do discurso educacional.

Palabras clave : Formação de Professores; Manual; História da Educação; Portugal; Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )