SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número123Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil)Avaliação da educação básica e ação normativa federal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SILVA, Flávia Gonçalves da  y  DAVIS, Claudia. Conceitos de Vigotski no Brasil: produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa. Cad. Pesqui. [online]. 2004, vol.34, n.123, pp.633-661. ISSN 0100-1574.

O objetivo desse artigo é identificar como os conceitos de Vigotski foram apropriados por autores vinculados à área da Psicologia da Educação que divulgaram seus trabalhos no Brasil, bem como suas metas e o momento em que tais idéias foram aqui utilizadas. Serviram de base para a pesquisa os artigos publicados nos Cadernos de Pesquisa - revista da Fundação Carlos Chagas -, que citavam, nas referências bibliográficas, alguma obra de Vigotski. Foram encontrados 37 artigos, entre 1971 e 2000. A produção foi organizada por década e analisada por meio de categorias construídas a posteriori. Os resultados mostram que os trabalhos que fizeram uso dos conceitos de Vigotski não avançaram suficientemente do ponto de vista teórico, ficando restritos aos processos de desenvolvimento e aprendizagem, bem como à relação entre pensamento e linguagem.

Palabras clave : Vigotski L. S.; Psicologia da Educação; Desenvolvimento Cognitivo; Cadernos de Pesquisa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )