SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número124Vinte anos da política do ciclo básico na rede estadual paulistaSignificado da escolarização para um grupo de catadoras de um lixão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

BORGES, José Leopoldino das Graças  e  CARNIELLI, Beatrice Laura. Educação e estratificação social no acesso à universidade pública. Cad. Pesqui. [online]. 2005, vol.35, n.124, pp.113-139. ISSN 0100-1574.

Este artigo analisa a nova forma de acesso à Universidade de Brasília, o Programa de Avaliação Seriada - PAS -, propondo-se a verificar se ele tem contribuído para minimizar a reprodução da estratificação social no ensino superior. O estudo baseia-se em informações colhidas mediante questionário em uma amostra de alunos ingressantes, via vestibular e via PAS, nos cursos considerados de maior prestígio social: Direito, Engenharia Civil e Medicina. Os dados foram analisados e comparados por meio de estatística descritiva. Os resultados permitiram constatar que a estratificação social no Brasil se reflete no acesso ao curso superior. O PAS, forma inovadora de selecionar candidatos para esse nível de ensino, mantém a estratificação social no acesso aos cursos universitários de maior prestígio social, constituindo uma nova via de ingresso, de forma rápida, ao ensino superior, para candidatos oriundos dos estratos socioeconômicos mais elevados.

Palavras-chave : Processo de Seleção; Ensino Superior; Programa de Avaliação Seriada; Classe Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )