SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número124Significado da escolarização para um grupo de catadoras de um lixãoA reforma do ensino médio no Ceará e suas contradições índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MARIN, Alda Junqueira; BUENO, José Geraldo Silveira  e  SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira. Escola como objeto de estudo nos trabalhos acadêmicos brasileiros: 1981/1998. Cad. Pesqui. [online]. 2005, vol.35, n.124, pp.171-199. ISSN 0100-1574.

Este artigo procura analisar as principais tendências de investigação das dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas nos programas brasileiros de pós-graduação em educação, no período de 1981 a 1998. Para tanto, selecionamos teses, dissertações e artigos de periódicos que procuraram investigar a escola básica contemporânea por meio de quatro entradas: escola, saberes, professores e alunos. Mediante protocolo com 17 questões, pudemos mapear, organizar e analisar os seus conteúdos, o campo empírico e as características das investigações. Os principais achados dizem respeito à regularidade da distribuição no tempo e entre os quatro campos temáticos, à grande incidência de estudos sobre o ensino fundamental, à alta concentração da produção no eixo Sul-Sudeste e em orientadores experientes e à precariedade dos resumos em termos de informações sobre o campo empírico e as características das investigações utilizadas.

Palavras-chave : Escolas; Pesquisas; Estudante Pós-Graduado; Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )