SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número124Escola como objeto de estudo nos trabalhos acadêmicos brasileiros: 1981/1998Indicadores de qualidade para a mobilização da escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ZIBAS, Dagmar M. L.. A reforma do ensino médio no Ceará e suas contradições. Cad. Pesqui. [online]. 2005, vol.35, n.124, pp.201-226. ISSN 0100-1574.

O artigo traz dados de duas pesquisas que focalizaram o ensino médio no Ceará. Por meio desses estudos foi possível acompanhar, por dois anos, o desenvolvimento da reforma em oito escolas estaduais de Fortaleza. Ficou bastante evidente que as políticas dos anos 1990 trataram de introduzir no sistema cearense uma nova racionalidade, com o objetivo, entre outros, de confrontar velhas estruturas eivadas de clientelismo. No entanto, ao lado de alguns avanços, contradições básicas do projeto acabaram por criar obstáculos para a consecução dos objetivos iniciais.

Palabras clave : Reforma do Ensino; Ensino Médio; Ceará.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )