SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número124A reforma do ensino médio no Ceará e suas contradições índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

RIBEIRO, Vera Masagão; RIBEIRO, Vanda Mendes  y  GUSMAO, Joana Buarque de. Indicadores de qualidade para a mobilização da escola. Cad. Pesqui. [online]. 2005, vol.35, n.124, pp.227-251. ISSN 0100-1574.

Este artigo descreve e analisa um sistema de indicadores sobre qualidade da escola que tem sido desenvolvido no Brasil por iniciativa de uma organização não governamental (Ação Educativa) e dois organismos internacionais (Fundo das Nações Unidas para a Infância -Unicef - e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD), contando com a participação de outras instituições governamentais e não governamentais de todo o país. O objetivo principal desses indicadores é o engajamento da própria comunidade na luta pela melhoria da qualidade da escola, o que lhes confere características peculiares. Em primeiro lugar, desenha-se o contexto político que gerou a iniciativa, em seguida, o processo de elaboração do sistema, depois seus fundamentos e características. Conclui-se com comentários sobre as principais questões surgidas na primeira utilização experimental do sistema em 14 escolas de educação básica e as perspectivas do projeto.

Palabras clave : Escolas; Qualidade do Ensino; Políticas Públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )