SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número125O significado da experiência escolar para segmentos das camadas médiasSéries no ensino privado, ciclos no público: um estudo em Belo Horizonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

DELGADO, Ana Cristina Coll  e  MULLER, Fernanda. Em busca de metodologias investigativas com as crianças e suas culturas. Cad. Pesqui. [online]. 2005, vol.35, n.125, pp.161-179. ISSN 0100-1574.

Este artigo apresenta reflexões sobre metodologias investigativas com as crianças e suas culturas, a partir do referencial da Sociologia da Infância. Este campo teórico considera as crianças como atores sociais que acionam estratégias de luta por meio das suas culturas de pares. Na produção acadêmica brasileira sobre as crianças e suas culturas, ainda não possuímos uma tradição de estudos que tratem das vozes das crianças por elas próprias. A questão motivou a organização deste texto em três sessões. Na primeira, refletimos sobre a ausência das crianças como protagonistas das pesquisas brasileiras e as influências de uma ciência androcêntrica, que nasce com a modernidade. Na segunda, apresentamos a etnografia das infâncias como possibilidade de contato e aceitação dos adultos nos grupos infantis para a compreensão das suas culturas de pares. Na terceira, levantamos algumas idéias acerca dos traços das culturas infantis como base teórica para a construção de outros modos de fazer pesquisa que articulem ciência e estética, razão e emoção, fantasia e realidade.

Palavras-chave : Crianças; Métodos de Pesquisa; Infância; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )