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Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574
Resumen
WERLE, Flávia Obino Corrêa. Práticas de gestão e feminização do magistério. Cad. Pesqui. [online]. 2005, vol.35, n.126, pp.609-634. ISSN 0100-1574.
A feminização é discutida na perspectiva de práticas administrativas, relacionadas com os processos de formação de professoras e desenvolvidas em escolas femininas a partir de 1900, no Rio Grande do Sul. Situam-se processos iniciais de formação para o magistério de primeiras letras, destacando rupturas e alterações no perfil da demanda. Conclui-se que, do atendimento a órfãs, que ocorria na Escola Normal articulada à Diretoria de Instrução Pública e cuja profissionalização estava vinculada a práticas assistenciais, os cursos de formação de professoras foram reconstituídos e passaram a ser ofertados em várias instituições e locais no estado. Essas instituições, assumindo a formação de professoras de primeiras letras, tornaram-se independentes da diretoria, vindo a constituir espaço de influência da iniciativa feminina na oferta de cursos para mulheres de camadas privilegiadas da população.
Palabras clave : História da Educação; Professora; Mulher; Administração da Educação.