SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número126Práticas de gestão e feminização do magistérioReflexões sobre as políticas de ciclos no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GONCALVES, Maria Augusta Salin et al. Violência na escola, práticas educativas e formação do professor. Cad. Pesqui. [online]. 2005, vol.35, n.126, pp.635-658. ISSN 0100-1574.

O objetivo dessa investigação é compreender as possibilidades e limites de uma experiência de formação continuada de professores de ensino fundamental que lidam com adolescentes de periferia. Realizada em 2002, com 10 professores, em 15 reuniões, a pesquisa pretendeu compartilhar momentos de reflexão e diálogo, buscando minimizar a violência na escola. Discutimos teorias do desenvolvimento da moralidade e trabalhamos com os professores ações educativas (dramatização, dilemas morais e dinâmicas de grupo) que visam a favorecer a emergência de interação social construtiva. As reuniões foram analisadas com procedimentos hermenêuticos. Na sistematização dos resultados, examinamos, inicialmente, a experiência como um todo. A seguir, destacamos momentos pedagógicos significativos, em que os professores compartilharam conosco experiências educativas realizadas no período dos encontros.

Palabras clave : Adolescência; Violência; Educação; Continuada; Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )