SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número126O professor e o ato de ensinarTrabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

PINTO, José Marcelino de Rezende. Uma análise do financiamento da educação no estado da Califórnia, EUA. Cad. Pesqui. [online]. 2005, vol.35, n.126, pp.699-722. ISSN 0100-1574.

Este trabalho é fruto de um estágio de pesquisa no Estado da Califórnia (EUA) e tem como objetivo analisar as principais características do financiamento da educação desse estado. A Califórnia possui 33 milhões de habitantes e cerca de seis milhões de alunos em seu sistema de educação básica que vai da pré-escola (kindergarten), em que as crianças entram com cinco anos de idade, até a 12ª série. O principal desafio enfrentado pelo estado, motivado principalmente por decisões judiciais, tem sido o de assegurar um patamar mínimo de recursos por aluno e o de evitar uma grande discrepância nos gastos por aluno entre distritos pobres e ricos. O que se constata é que o segundo objetivo tem sido parcialmente obtido mas basicamente mediante um nivelamento por baixo, de tal forma que o estado se coloca, hoje, em 40º lugar no ranking dos gastos por aluno no país.

Palabras clave : Financiamentos da Educação; Califórnia-EUA; Educação; Custo-Aluno.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )