SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue126Uma análise do financiamento da educação no estado da Califórnia, EUAA circularidade virtuosa: investigação sobre duas escolas no Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

VOLPATO, Claudia Fernandes  and  MELLO, Suely Amaral. Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas. Cad. Pesqui. [online]. 2005, vol.35, n.126, pp.723-745. ISSN 0100-1574.

Considerando a recente preocupação de estabelecer programas de formação em serviço para educadores de creche, estudamos oito creches municipais de Botucatu (SP). O objetivo foi conhecer as condições de trabalho e de formação dos educadores com base em dados que permitissem avaliar os procedimentos de educação inicial e continuada a que foram submetidos, as concepções subjacentes à sua prática profissional, suas expectativas sobre os programas de formação em serviço, assim como as efetivas necessidades a que esses programas precisam responder em vista dos parâmetros de qualidade estabelecidos para a educação infantil. A partir dos resultados obtidos, traçamos um panorama e esboçamos sugestões que possam subsidiar uma proposta de formação inicial e continuada para esses educadores, valendo-nos de algumas contribuições da teoria histórico-cultural enriquecidas com reflexões críticas e recentes na área, e do contraponto com as propostas defendidas por documentos oficiais em vigor propalados nacionalmente.

Keywords : Creches; Formação Profissional; Botucatu-Sp; Profissionais de Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )