SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número126Uma análise do financiamento da educação no estado da Califórnia, EUAA circularidade virtuosa: investigação sobre duas escolas no Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

VOLPATO, Claudia Fernandes  e  MELLO, Suely Amaral. Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas. Cad. Pesqui. [online]. 2005, vol.35, n.126, pp.723-745. ISSN 0100-1574.

Considerando a recente preocupação de estabelecer programas de formação em serviço para educadores de creche, estudamos oito creches municipais de Botucatu (SP). O objetivo foi conhecer as condições de trabalho e de formação dos educadores com base em dados que permitissem avaliar os procedimentos de educação inicial e continuada a que foram submetidos, as concepções subjacentes à sua prática profissional, suas expectativas sobre os programas de formação em serviço, assim como as efetivas necessidades a que esses programas precisam responder em vista dos parâmetros de qualidade estabelecidos para a educação infantil. A partir dos resultados obtidos, traçamos um panorama e esboçamos sugestões que possam subsidiar uma proposta de formação inicial e continuada para esses educadores, valendo-nos de algumas contribuições da teoria histórico-cultural enriquecidas com reflexões críticas e recentes na área, e do contraponto com as propostas defendidas por documentos oficiais em vigor propalados nacionalmente.

Palavras-chave : Creches; Formação Profissional; Botucatu-Sp; Profissionais de Educação Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )