SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número127A violência na ótica de alunos adolescentes do Distrito FederalMicropolítica escolar e estratégias para o desenvolvimento do protagonismo juvenil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MARRIEL, Lucimar Câmara; ASSIS, Simone G.; AVANCI, Joviana Q.  e  OLIVEIRA, Raquel V. C.. Violência escolar e auto-estima de adolescentes. Cad. Pesqui. [online]. 2006, vol.36, n.127, pp.35-50. ISSN 0100-1574.

Este artigo procura estudar a associação entre auto-estima e violências que ocorrem no ambiente escolar. Apresenta resultados obtidos em pesquisa realizada em escolas públicas e particulares de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. Emprega basicamente metodologia quantitativa (inquérito epidemiológico com uma amostra de 1.686 alunos) com alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e 1º e 2º anos do ensino médio. Os resultados indicam que alunos com baixa auto-estima relacionam-se de forma pior com colegas e professores que os pares de elevada auto-estima, além de se colocarem mais freqüentemente na posição de vítimas de violência na escola e terem mais dificuldade de se sentir bem no espaço escolar. São apontados alguns programas nacionais que têm tentado abordar o problema da violência na escola.

Palavras-chave : Auto-Estima; Violência; Escolas; Relações Professor-Aluno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )