SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número127Violência escolar e auto-estima de adolescentesA qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

ZIBAS, Dagmar M. L.; FERRETTI, Celso J.  e  TARTUCE, Gisela Lobo B. P.. Micropolítica escolar e estratégias para o desenvolvimento do protagonismo juvenil. Cad. Pesqui. [online]. 2006, vol.36, n.127, pp.51-85. ISSN 0100-1574.

Este artigo aborda a construção do protagonismo juvenil no âmbito da reforma do ensino médio, discutindo resultados parciais de pesquisa mais ampla, os quais focalizaram cinco escolas em dois estados brasileiros. O objetivo geral da investigação foi verificar como as escolas interagiam com as diretrizes oficiais que propõem a participação efetiva de alunos e dos pais na dinâmica escolar e quais são as mediações que articulam os microprocessos institucionais às orientações políticas e sociais mais abrangentes. Este texto, no entanto, analisa apenas o espaço que o pretendido desenvolvimento do protagonismo juvenil ocupa na trama da micropolítica escolar e, para isso, vale-se de conceitos de Stephen J. Ball como tentativa de "ler" a intrincada rede de relações intramuros que ressignifica as prescrições de órgãos centrais.

Palavras-chave : Ensino Médio; Reforma do Ensino; Juventude; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )