SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número127Micropolítica escolar e estratégias para o desenvolvimento do protagonismo juvenilIntrincada trama de masculinidades e feminilidades: fracasso escolar e meninos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CAMPOS, Maria Malta; FULLGRAF, Jodete  e  WIGGERS, Verena. A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cad. Pesqui. [online]. 2006, vol.36, n.127, pp.87-128. ISSN 0100-1574.

O artigo analisa dados obtidos por meio de levantamento sobre resultados recentes de pesquisas empíricas acerca da qualidade da educação nas instituições de educação infantil brasileiras, divulgadas entre 1996 e 2003. A revisão cobriu estudos publicados nas principais revistas brasileiras de educação e apresentados na mais importante reunião científica da área, a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd -, no Grupo de Trabalho Educação da Criança de zero a seis anos. Os dados foram classificados segundo os principais aspectos relacionados à qualidade da educação infantil de acordo com a literatura: formação dos professores; propostas pedagógicas; condições de funcionamento; práticas educativas e relação com as famílias. O quadro geral que emerge do estudo aponta para uma situação dinâmica mas ainda contraditória, revelando que é grande a distância entre as metas legais e a situação vivida pela maioria de crianças e adultos no cotidiano das instituições de educação infantil.

Palavras-chave : Educação Infantil; Formação de Professores; Qualidade do Ensino; Pesquisa Empírica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )