SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número127Engenheiras brasileiras: inserção e limites de gênero no campo profissionalÉ possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

SOUZA, Rosa Fátima de. Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990. Cad. Pesqui. [online]. 2006, vol.36, n.127, pp.203-221. ISSN 0100-1574.

Este texto apresenta um estudo sobre a política curricular implementada no Estado de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990 para as primeiras séries do ensino fundamental. Examina o currículo prescrito cotejando-o com os contextos práticos de desenvolvimento do currículo. A pesquisa revela que a política curricular desse período articulou-se fortemente com a produção acadêmica em educação. Ressalta ainda a continuidade na política de produção de materiais de orientação curricular nos últimos 20 anos, buscando difundir e tornar hegemônico um pensamento pedagógico inovador. Também verifica que esses materiais circularam de diferentes formas na rede de ensino e foram apropriados de maneira seletiva pelos professores que adotaram, sobretudo, as indicações práticas.

Palavras-chave : Escola Pública; Qualidade de Ensino; São Paulo; Currículos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )