SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número127Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CRAHAY, Marcel. É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência?. Cad. Pesqui. [online]. 2006, vol.36, n.127, pp.223-246. ISSN 0100-1574.

Desde o início do século XX, os pesquisadores da educação se esforçam para apreender com rigor os efeitos da repetência. Os estudos feitos a esse respeito tiveram uma evolução importante, marcada pela melhora dos dispositivos e por uma sofisticação cada vez maior das técnicas de análise estatística. O objetivo desses trabalhos é circunscrever melhor o verdadeiro efeito da repetência, o que implica uma reflexão metodológica sobre a origem dos vieses e os métodos mais apropriados para controlá-los. Este artigo retoma essa evolução metodológica, comentando os principais resultados das pesquisas.

Palabras clave : Repetência; Fracasso Escolar; Promoção Automática; Pesquisas Quase-Experimentais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )