SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número128Por uma política da diferençaO futuro das políticas de responsabilização educacional no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

THURLER, Monica Gather  y  PERRENOUD, Philippe. Cooperação entre professores: a formação inicial deve preceder as práticas?. Cad. Pesqui. [online]. 2006, vol.36, n.128, pp.357-375. ISSN 0100-1574.

A cooperação entre profissionais está mais presente no discurso do que nas práticas. Na formação inicial será preciso ater-se ao estado atual da profissão, antecipar suas evoluções previsíveis e tentar orientá-las? As práticas de referência na formação profissional são diversas, têm evoluído muito e estão sujeitas a controvérsias. No entanto, se a cooperação apresenta-se como uma necessidade para a formação, outras questões se colocam. Que identidade, que relação com os outros e com a organização, que competências, que conhecimentos desenvolver para além do entusiasmo com o tema ou de sua obrigatoriedade, uma vez que essas posturas só produziriam efeitos negativos?

Palabras clave : Formação de Professores; Professores; França; Formação Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )