SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número128Educação e ideologia do talento no mundo da publicidadeComo aumentar a proporção de estudantes negros na universidade? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SARDELICH, Maria Emilia. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cad. Pesqui. [online]. 2006, vol.36, n.128, pp.451-472. ISSN 0100-1574.

Quase tudo do pouco que sabemos sobre o conhecimento produzido nos chega pelos meios de informação e comunicação. Estes, por sua vez, também constroem imagens do mundo. Imagens para deleitar, entreter, vender, sugerindo o que devemos vestir, comer, aparentar, pensar. Em nossa sociedade contemporânea discute-se a necessidade de uma alfabetização visual, que se expressa em várias designações, como leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Freqüentes mudanças de expressões e conceitos dificultam o entendimento dessas propostas para o currículo escolar, assim como a própria definição do professor ou professora que será responsável por esse conhecimento e seu referencial teórico. Este artigo apresenta os conceitos que fundamentam as propostas da leitura de imagens e cultura visual, sinalizando suas proximidades e distâncias. Contrasta alguns referenciais teóricos da antropologia, arte, educação, história, sociologia, e sugere linhas de trabalho em ambientes de aprendizagem para que se possa refletir a permanente formação docente.

Palabras clave : Meios de Comunicação de Massa; Prática de Ensino; Arte; Cultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )