SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número129Usos e abusos dos estudos de casoHomogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

MORAES, Silvia Elizabeth. Os buracos da lousa: reflexões sobre um tema de pesquisa. Cad. Pesqui. [online]. 2006, vol.36, n.129, pp.653-672. ISSN 0100-1574.

Este artigo examina a validade, relevância e exeqüibilidade de um tema de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia. Discute quais critérios podem ser utilizados pelos professores-orientadores no julgamento de um tema de pesquisa para analisar caminhos e resultados esperados em monografias, dissertações e teses em geral. Salienta o processo de construção de um saber teórico-prático tanto por parte do aluno quanto por parte do professor-orientador. Vale-se de um estudo de caso, recorrendo à coleta de dados feita através da análise documental, observação participante, entrevista gravada e conversas telefônicas. Conclui que na pesquisa em educação é necessário formular perguntas simples que tenham a capacidade de relacionar o micro com o macro, o individual com o coletivo, o tópico com o tema, a ciência com a vida.

Palabras clave : Pesquisa Educacional; Orientação Educacional; Avaliação da Aprendizagem; Estudo de Caso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )