SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número130Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia: trajetória longa e inconclusa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

MARIN, Alda Junqueira  y  GIOVANNI, Luciana Maria. Expressão escrita de concluintes de curso universitário para formar professores. Cad. Pesqui. [online]. 2007, vol.37, n.130, pp.15-41. ISSN 0100-1574.

O objetivo central deste trabalho é o de relatar algumas análises de pesquisa sobre as condições que alunos concluintes de cursos de formação de professores exibem para atuar nos anos iniciais da escolaridade. Realizado na perspectiva dos estudos culturais, o estudo permite traçar o perfil desse alunado na dimensão específica do domínio da recepção e produção do texto escrito. Os dados referem-se a alunos concluintes de um Curso Normal Superior privado, de instituição do interior paulista, em 2005. Com o aporte da sociologia procura-se compreender criticamente esse modelo de formação atual, analisando-o a partir de dentro das instituições formadoras e de seus agentes. Os resultados apontam a precariedade das condições de domínio dos conteúdos escolares básicos relacionados à leitura e à escrita, indispensáveis para o exercício futuro da profissão docente nos primeiros anos do ensino fundamental, o que equivale a constatar, nessa parcela do alunado do ensino superior, indícios de falência do sistema escolar de ensino.

Palabras clave : Formação Universitária de Professores; Expressão Escrita; Curso Normal Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )