SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número130Pedagogia: o espaço da educação na universidadeOrigem social e risco de repetência: interação raça-capital econômico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SOARES, José Francisco. Melhoria do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. Cad. Pesqui. [online]. 2007, vol.37, n.130, pp.135-160. ISSN 0100-1574.

Este artigo introduz um modelo conceitual que relaciona fatores intra e extra-escolares a uma medida de desempenho cognitivo dos alunos. Com a ajuda desse esquema revisam-se as evidências presentes na literatura educacional sobre as possibilidades de melhoria dos resultados cognitivos dos alunos do ensino fundamental. Muitos dos resultados das pesquisas relatadas na literatura internacional não foram validados por estudos empíricos no Brasil até o momento. Os melhores dados para estudo do assunto disponíveis no país são os do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - Saeb, que têm muitas limitações. No entanto, já é possível garantir que, considerando o nível atual do desempenho dos alunos, há ações que podem ser realizadas no nível da escola com grande potencial de melhoria das proficiências dos alunos. Assim, neste momento, é preciso enfatizar as políticas escolares, tendo em vista que elas só serão viáveis com a implantação da autonomia das escolas, preceito já estabelecido em lei, mas ainda não completamente implementado.

Palabras clave : Desenvolvimento Cognitivo; Rendimento Escolar; Ensino Fundamental; Avaliação da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )