SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número130Qual pedagogia para aos alunos em dificuldade escolar?Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CARDOSO, Oldimar Pontes. Representações dos professores sobre saber histórico escolar. Cad. Pesqui. [online]. 2007, vol.37, n.130, pp.209-226. ISSN 0100-1574.

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa de campo realizada em 2002 com o objetivo de compreender como os professores de História do ensino médio representam o saber histórico escolar que produzem cotidianamente na relação com seus alunos. A pesquisa foi formulada com base na teoria das representações de Henri Lefebvre e adotou a metodologia da observação participante interpretativa proposta por Frederick Erickson. Foram observadas aulas de quatro professores de História de uma escola da rede oficial de ensino do Estado de São Paulo durante todo o ano letivo. A análise dos dados sugere que as representações dos professores são marcadas pela oposição sistemática aos chamados "professores tradicionais" e aos "historiadores positivistas".

Palabras clave : História; Professores; Relações Professor-Aluno; Erickson, Frederick.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )