SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número131O mal-estar do ensino religioso nas escolas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CUNHA, Luiz Antônio. Sintonia oscilante: religião, moral e civismo no Brasil - 1931/1997. Cad. Pesqui. [online]. 2007, vol.37, n.131, pp.285-302. ISSN 0100-1574.

O artigo examina as relações observadas entre as disciplinas Ensino Religioso e Educação Moral e Cívica no ensino básico no Brasil. Analisa o Ensino Religioso particularmente no currículo das escolas públicas e a Educação Moral e Cívica no conjunto das escolas. Para isso, a legislação federal foi examinada como produto de alianças e conflitos entre o campo político e o campo religioso, naquilo que concerne ao campo educacional. O autor conclui que, no período estudado, ambas as disciplinas expressaram diferentes sentidos, em somatório ou em alternância, no jogo de forças entre o campo político e o campo religioso.

Palavras-chave : Educação Brasileira; Políticas Educacionais; Educação Religiosa; Educação Laica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )