SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número131Entre crentes e pagãos: ensino religioso em São PauloGlobalização e identidade no contexto da escola e do currículo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

AMARAL, Daniela Patti do. Ética, moral e civismo: difícil consenso. Cad. Pesqui. [online]. 2007, vol.37, n.131, pp.351-369. ISSN 0100-1574.

As discussões que envolvem o conceito de ética, moral e civismo estiveram e ainda estão presentes no campo educacional, seja através de disciplinas como Educação, Moral e Cívica; Organização Social e Política Brasileira, Estudo dos Problemas Brasileiros; pela via do Ensino Religioso, ou, mais recentemente por meio dos temas transversais. Entre os anos de 1997 e 2006, 13 proposições foram apresentadas por congressistas, procurando reintroduzir nas escolas o estudo da educação moral e civismo, ou introduzir disciplina que contemple a ética e cidadania, em busca do resgate de valores supostamente perdidos pela sociedade. Realizamos uma pesquisa sobre essas proposições, seus autores e suas justificativas. Buscamos problematizar a ambigüidade no discurso e na prática política dos parlamentares e refletir sobre as dificuldades de consenso em torno dos valores pretendidos pelos projetos parlamentares.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Currículos; Educação Moral e Cívica; Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )