SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número131Ética, moral e civismo: difícil consensoAcesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

PACHECO, José Augusto  e  PEREIRA, Nancy. Globalização e identidade no contexto da escola e do currículo. Cad. Pesqui. [online]. 2007, vol.37, n.131, pp.371-398. ISSN 0100-1574.

O artigo pretende discutir a globalização e a identidade no contexto da escola e do currículo, como dois espaços posicionais que configuram as políticas de ensino, concretamente ao nível da organização escolar. Defendemos que a globalização contribui de modo efectivo, contrariamente ao que a construção das identidades escolares pressupõe, não só para o reforço da homogeneização escolar, incluindo as práticas curriculares, como também para o reforço da noção de currículo como facto. Os resultados que se apresentam dizem respeito às práticas de elaboração de projectos educativos (político-pedagógicos) configurando a existência de projectos que são trabalhados escolarmente pelos professores numa lógica normativa e num ritual de cumprimento de macrodecisões, mesmo que a sua justificação seja feita na base da autonomia das escolas e de identidades curriculares locais.

Palavras-chave : Globalização; Identidade; Escolas; Currículos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )