SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número131Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

RATTO, Ana Lúcia Silva. Disciplina, vigilância e pedagogia. Cad. Pesqui. [online]. 2007, vol.37, n.131, pp.481-510. ISSN 0100-1574.

Este texto, apoiado em narrativas de livro de ocorrência utilizado em uma escola pública de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, visa problematizar a dimensão de vigilância exercida pelo tipo de lógica disciplinar que neles se apóia, articulando-a com um certo tipo de tradição pedagógica, ainda fortemente localizável no cotidiano escolar. A perspectiva é a de que tal tradição, apoiada em pressupostos de infantilização das crianças - que enfatizam características universais e necessárias, acentuando traços de dependência, imaturidade e desprestígio - acabam por gerar a necessidade de constante vigilância e controle sobre elas por parte das autoridades escolares. Quanto mais há o que vigiar, mais vigilância é necessária e mais se estende o campo para as transgressões e para a produção da criança indisciplinada.

Palavras-chave : Disciplina; Comportamento; Escolas Públicas; Pedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )