SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número132Estudantes e avaliação da universidade: um estudo conjunto Brasil-PortugalGestão de escola pública: análise de uma proposta de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

SALLES, Jerusa Fumagalli de  e  PARENTE, Maria Alice Mattos Pimenta. Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor. Cad. Pesqui. [online]. 2007, vol.37, n.132, pp.687-709. ISSN 0100-1574.

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva.

Palavras-chave : Aprendizagem; Leitura; Escrita; Desenvolvimento Cognitivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )