SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número132Gestão de escola pública: análise de uma proposta de intervençãoAutodeclaração de cor e/ou raça entre escolares paulistanos(as) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CANDAU, Vera Maria  e  LEITE, Miriam Soares. A didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta. Cad. Pesqui. [online]. 2007, vol.37, n.132, pp.731-758. ISSN 0100-1574.

Este trabalho se situa no contexto da pesquisa Ressignificando a Didática na Perspectiva Multi/Intercultural, realizada com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisas Tecnológicas, no período de 2003 a 2006. Teve por principal objetivo construir e desenvolver, em caráter exploratório, um curso de Didática dirigido à licenciatura em Pedagogia, na perspectiva multi/intercultural, com abordagem metodológica inspirada na pesquisa-ação. A experiência desenvolveu-se durante um semestre letivo e foi realizada pela equipe do Grupo de Pesquisas sobre Cotidiano Escolar, Educação e Cultura(s), composta por dez integrantes. Apoiou-se em ampla literatura sobre a temática, que vem sendo explorada pelo grupo desde 1996. Após descrição e análise do desenvolvimento do curso, são levantados questionamentos, tensões e desafios para a incorporação da interculturalidade nas práticas educativas, em torno dos seguintes eixos: múltiplas narrativas, alteridade e estranhamento, e desconstrução e resistência. Conclui reafirmando a relevância da temática abordada e a complexidade da proposta em discussão.

Palavras-chave : Didática; Formação de Professores; Intercultural; Pesquisa-Ação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )