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Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
DIAS, Talita F. S. et al. Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.133, pp.127-146. ISSN 0100-1574.
Esse estudo analisa dados do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais de 2004, mediante um modelo de regressão não paramétrico, o Classification and Regression Trees. Seu objetivo foi identificar os principais fatores de aprovação e, também, verificar se esses fatores eram os mesmos para os cursos diurnos e noturnos. A resposta a essas questões permitiria verificar se a expansão do turno noturno feita por essa universidade vinha promovendo maior inserção social. Observou-se que, em geral, a conclusão do ensino médio em escolas públicas federais ou particulares, o conhecimento de língua estrangeira e o pertencimento a um grupo socioeconômico alto são fatores fortemente associados à aprovação do candidato. Verificou-se, ainda, que nos cursos noturnos as variáveis socioeconômicas têm maior relevância, enquanto nos cursos diurnos a formação do candidato adquire maior peso. Finalmente, o fator socioeconômico médio tende a ser maior para os candidatos aprovados.
Palavras-chave : Raça; Condições Socioeconômicas; Rendimento Escolar; Universidade.