SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número133Desmistificando a concepção de adolescênciaDesafios metodológicos na perspectiva da rede de significações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

DIAS, Talita F. S. et al. Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.133, pp.127-146. ISSN 0100-1574.

Esse estudo analisa dados do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais de 2004, mediante um modelo de regressão não paramétrico, o Classification and Regression Trees. Seu objetivo foi identificar os principais fatores de aprovação e, também, verificar se esses fatores eram os mesmos para os cursos diurnos e noturnos. A resposta a essas questões permitiria verificar se a expansão do turno noturno feita por essa universidade vinha promovendo maior inserção social. Observou-se que, em geral, a conclusão do ensino médio em escolas públicas federais ou particulares, o conhecimento de língua estrangeira e o pertencimento a um grupo socioeconômico alto são fatores fortemente associados à aprovação do candidato. Verificou-se, ainda, que nos cursos noturnos as variáveis socioeconômicas têm maior relevância, enquanto nos cursos diurnos a formação do candidato adquire maior peso. Finalmente, o fator socioeconômico médio tende a ser maior para os candidatos aprovados.

Palavras-chave : Raça; Condições Socioeconômicas; Rendimento Escolar; Universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )