SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número134Relações entre esferas governamentais na educação e PDE: o que muda? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica como direito. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.134, pp.293-303. ISSN 0100-1574.

Este artigo pretende explicitar um conceito novo que aparece na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: educação básica. Por ser conceitualmente novo dentro de termos nem tão novos, ele precisa ser entendido em um novo quadro de referências. Além dessa dimensão, ele também é um direito e uma nova forma de organização da educação nacional. Enquanto conceito, ele auxilia na compreensão da realidade que o contém e que se apresenta sob novas bases. Como tal também significa alicerce e caminho. Como direito, a educação básica se impõe como uma ampliação do espectro da cidadania educacional. Finalmente, como nova organização, ela abrange três etapas: educação infantil, ensino fundamental obrigatório e ensino médio, progressivamente obrigatório. Tais etapas são constituídas de uma realidade única, diversa e progressiva. O artigo discute o significado dessa nova configuração conceitual, sua origem na Constituição Federal de 1988 e suas decorrências para a organização da educação nacional.

Palabras clave : Educação Básica; Direito à Educação; Ensino Obrigatório; LDB-BR: Conceito Fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )