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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

ALVES, Fátima. Políticas educacionais e desempenho escolar nas capitais brasileiras. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.134, pp.413-440. ISSN 0100-1574.

Este trabalho investiga a associação das políticas públicas sobre o desempenho das redes de ensino das capitais brasileiras a partir dos dados relativos ao rendimento de alunos da 4ª série do ensino fundamental, aferidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica nos anos 1999, 2001 e 2003. A investigação fez uso de modelos multiníveis de classificação cruzada para dar conta da relação entre o rendimento de alunos, redes de ensino e anos em que foi feita a avaliação, e implementou controles pelo nível socioeconômico dos alunos e pela composição social das redes de ensino. Os resultados apontam que as políticas educacionais associadas a melhor desempenho dos estudantes das redes de ensino das capitais brasileiras são aquelas relacionadas aos processos de escolha meritocrática de diretores, à autonomia financeira, à implementação de sistemas de avaliação, ao atendimento em educação infantil e à formação superior de docentes. Conseqüências para a formulação da agenda das políticas educacionais são apresentadas.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Qualidade do Ensino; Políticas Públicas; Rendimento Escolar.

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