SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número135O que distingue a economia do conhecimento? Implicações para a educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BECK, John  y  YOUNG, Michael F. D.. Investida contra as profissões e reestruturação das identidades acadêmicas e profissionais. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.135, pp.587-609. ISSN 0100-1574.

Este artigo baseia-se em uma série de idéias e conceitos desenvolvidos pelo sociólogo britânico Basil Bernstein para analisar os desafios e as mudanças enfrentados recentemente por indivíduos com ocupações profissionais, inclusive os das áreas de ensino e pesquisa na educação superior. O artigo discute e procura desenvolver a análise de Bernstein sobre como estruturas particulares do conhecimento podem estar relacionadas com a formação de identidades ocupacionais, centradas naquilo a que o autor se refere como “interioridade” e “dedicação interna”. A seguir, examina a gama de desafios para essas identidades, em especial aqueles que surgem da “regionalização” do conhecimento e do “genericismo”. Na conclusão, avalia as perspectivas de perpetuação dessas identidades em uma era de crescente mercantilização e gerencialismo.

Palabras clave : Bernstein, Basil; Educação Profissional; Identidade; Profissão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )