SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número135Investida contra as profissões e reestruturação das identidades acadêmicas e profissionaisSociedade do conhecimento e educação profissional de nível técnico no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GUILE, David. O que distingue a economia do conhecimento? Implicações para a educação. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.135, pp.611-636. ISSN 0100-1574.

O objetivo deste artigo é compensar a insuficiência da teorização a respeito da economia do conhecimento por parte dos sociólogos e identificar as implicações da análise aqui desenvolvida para a educação. O texto começa distinguindo e expondo as diferentes explicações do papel do conhecimento na economia do conhecimento; em seguida, argumenta sobre as conexões que podem ser estabelecidas entre essas duas concepções de conhecimento e a economia do conhecimento por meio do conceito de “culturas epistêmicas” (Cetina, 1999), e conclui examinando as implicações das “culturas epistêmicas” para a educação.

Palabras clave : Formação Profissional; Políticas Educacionais; Sociedade do Conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )