SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número135Reforma da educação profissional e crise das identidades pedagógicas e institucionaisTrajetórias escolares prolongadas nas camadas populares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

NETO-MENDES, António; COSTA, Jorge Adelino  y  VENTURA, Alexandre. Explicações: modos de regulação de uma atividade globalizada. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.135, pp.685-700. ISSN 0100-1574.

Neste artigo analisamos os modos de regulação de uma atividade - as explicações - que é hoje um caso de sucesso em todo o mundo como oferta educativa privada e que podemos mesmo considerar paralela à do modelo escolar. Num primeiro momento, procedemos à caracterização das políticas de regulação em escala global: a situação nos países que ignoram a atividade das explicações; o caso dos países que escolheram a via da proibição, total ou parcial; o caso dos países que reconheceram a atividade e até formularam políticas educacionais que encontraram nas explicações um aliado para a melhoria dos resultados escolares. Abordaremos depois a situação em Portugal, país onde a atividade existe desde há muito, mas que conhece na atualidade um vigor novo e maior visibilidade social. Quanto às políticas de regulação das explicações em Portugal, podemos falar de uma regulação burocrática sem grande eco na prática dos profissionais, dos estudantes e das famílias. Terminaremos com algumas reflexões sobre a necessidade de se dar dimensão pública à discussão sobre a atividade das explicações, tantas e tão sérias são as suas repercussões sociais e políticas, nomeadamente em matéria de democratização do acesso e do sucesso escolares, questão nuclear que está no cerne da preocupação com a equidade no seio das políticas públicas.

Palabras clave : Explicações; Mercado da Educação; Regulação; Políticas Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )