SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue135Explicações: modos de regulação de uma atividade globalizadaO auto-respeito na escola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

PIOTTO, Débora Cristina. Trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.135, pp.701-727. ISSN 0100-1574.

O objetivo deste estudo é discutir a contribuição de estudos recentes para a compreensão das condições que possibilitam trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares. A análise detida de seus resultados e uma entrevista com um aluno de curso superior de alta seletividade proveniente dessas camadas permite problematizar alguns pontos. A revisão de alguns trabalhos sobre o tema, evidenciando a centralidade da família em percursos escolares alongados, possibilita também questionar alguns significados comumente atribuídos à longevidade escolar nas camadas populares como conformismo, sofrimento e ruptura cultural. Evidenciou a necessidade de mais investigação sobre o papel da escola bem como sobre a existência de outros sentidos no acesso e na experiência de estudantes pobres no ensino superior.

Keywords : Ensino Superior; Classe Social; Ensino Público.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )