SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número135Explicações: modos de regulação de uma atividade globalizadaO auto-respeito na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

PIOTTO, Débora Cristina. Trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.135, pp.701-727. ISSN 0100-1574.

O objetivo deste estudo é discutir a contribuição de estudos recentes para a compreensão das condições que possibilitam trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares. A análise detida de seus resultados e uma entrevista com um aluno de curso superior de alta seletividade proveniente dessas camadas permite problematizar alguns pontos. A revisão de alguns trabalhos sobre o tema, evidenciando a centralidade da família em percursos escolares alongados, possibilita também questionar alguns significados comumente atribuídos à longevidade escolar nas camadas populares como conformismo, sofrimento e ruptura cultural. Evidenciou a necessidade de mais investigação sobre o papel da escola bem como sobre a existência de outros sentidos no acesso e na experiência de estudantes pobres no ensino superior.

Palabras clave : Ensino Superior; Classe Social; Ensino Público.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )