SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue135Trajetórias escolares prolongadas nas camadas popularesThe impact of social representations on the psychology of social knowledge: issues and perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de  and  PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O auto-respeito na escola. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.135, pp.729-755. ISSN 0100-1574.

Estudo com objetivo de identificar os valores presentes na escola e verificar quais interações favorecem a construção e ou a manutenção dos valores morais em particular o auto-respeito. Com enfoque teórico da Psicologia Socioistórica, a investigação apoiou-se nos estudos sobre moralidade de Jean Piaget e Yves de la Taille e constatou que coexistem na escola interações favorecedoras e não favorecedoras da construção de valores morais sendo que as últimas são mais freqüentes.

Keywords : Educação; Valores Morais; Formação do Caráter; Autoridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )