SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número135Trajetórias escolares prolongadas nas camadas popularesThe impact of social representations on the psychology of social knowledge: issues and perspectives índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de  y  PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O auto-respeito na escola. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.135, pp.729-755. ISSN 0100-1574.

Estudo com objetivo de identificar os valores presentes na escola e verificar quais interações favorecem a construção e ou a manutenção dos valores morais em particular o auto-respeito. Com enfoque teórico da Psicologia Socioistórica, a investigação apoiou-se nos estudos sobre moralidade de Jean Piaget e Yves de la Taille e constatou que coexistem na escola interações favorecedoras e não favorecedoras da construção de valores morais sendo que as últimas são mais freqüentes.

Palabras clave : Educação; Valores Morais; Formação do Caráter; Autoridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )