SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número135Trajetórias escolares prolongadas nas camadas popularesThe impact of social representations on the psychology of social knowledge: issues and perspectives índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de  e  PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O auto-respeito na escola. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.135, pp.729-755. ISSN 0100-1574.

Estudo com objetivo de identificar os valores presentes na escola e verificar quais interações favorecem a construção e ou a manutenção dos valores morais em particular o auto-respeito. Com enfoque teórico da Psicologia Socioistórica, a investigação apoiou-se nos estudos sobre moralidade de Jean Piaget e Yves de la Taille e constatou que coexistem na escola interações favorecedoras e não favorecedoras da construção de valores morais sendo que as últimas são mais freqüentes.

Palavras-chave : Educação; Valores Morais; Formação do Caráter; Autoridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )