SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número136Didática e trabalho ético na formação docentePara que serve a pesquisa em educação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MOREIRA, Maria Lígia  e  VELHO, Léa. Pós graduação no INPE: a aliança pesquisa-desenvolvimento e ensino. Cad. Pesqui. [online]. 2009, vol.39, n.136, pp.243-268. ISSN 0100-1574.

A formação de recursos humanos em nível de pós-graduação no Brasil na área espacial teve início na década de 60, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A fim de constituir um corpo de especialistas para desenvolver as suas atividades, o instituto inicialmente se apoiou em uma estrutura que combinou o envio de pesquisadores para o exterior com a criação de programas de pós-graduação. Com vistas a analisar as estratégias adotadas para a constituição do núcleo de formação de mestres e doutores, este trabalho apresenta as atividades da pós-graduação no instituto, com foco nas décadas de 60 e 70. Também é apresentado um quadro do perfil dos egressos dos programas de Astrofísica e Geofísica Espacial formados até 2005, com o objetivo de identificar e analisar parte dos resultados obtidos por este núcleo de formação.

Palavras-chave : Pós-Graduação; Formação Profissional; Instituto de Pesquisas Espaciais; Astrofísica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )